Touros-RN é a única cidade no Brasil que tem a dança folclórica junina das bandeirinhas

Publicado em: 24/06/2016 - Por Dione Nascimento

TOUROS-RN AS BANDEIRINHAS -foto-dione-nascimento.jpg

Por Dione Nascimento

A Dança das Bandeirinhas só existe na cidade de Touros, há mais de um século de existência.  Atualmente, estas celebrações acontecem nos clubes de idosos da cidade, fugindo um pouco a tradição, que sempre fora na residência da responsável pelo folguedo, mas, prevalecendo a continuidade dos eventos culturais que acontecem nas vésperas de São João, São Pedro e Sant’Ana.

"São João foi tomar banho, com 25 donzelas

As donzelas caem na água, São João cai com elas.

Acordai, acordai, acordai João

São João está dormindo, não acorda, não".

Quando tudo começou em 1910, com a sociedade dirigida por Joana Pacheco, faziam parte Francisca Anacleto, Luiza de Pretinha, Babá Mariquinha, Júlia de Honório, Chiquinha Cunduru, Dona Nene (Ernestina Mendes Tenório), Geracina Horácio, Jovelina, Rita, Maria Chiquinha, Rosa, entre outras.

"Para melhor celebrar os santos juninos, há mais de cem anos, foi fundado uma sociedade, formada por mulheres, que criaram entre elas o “Banho da Meladinha”, que era uma bebida quente e de fabricação caseira.    Isto acontecia com um banho no rio das Mulheres, (fluente do rio Maceió), à meia noite.  Minha mãe dona Nene, fazia parte da sociedade", assim relata dona Maria Débora do Nascimento, com 93 anos de idade.

A festa tem sua continuidade atingindo seu ponto máximo quando as devotas saem, à meia-noite em cortejo para o rio Maceió entoando louvores aos santos para o banho purificar, na crendice de que vendo o rosto no espelho da água, não morrerão pelo menos, até o próximo São João.

exemplo-2016-01.gif

INFORME PUBLICITÁRIO: Final de semana de promoções é no Supermercado Serve Bem

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

serve-bem-24-06.jpg

Fátima defende ampla discussão de projeto que altera a Lei Maria da Penha

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

WhatsApp-Image-20160623 (1).jpg

A senadora Fátima Bezerra defendeu, nesta quinta-feira, uma discussão mais profunda sobre o PLC 7, de 2016, que altera a Lei Maria da Penha no Congresso Nacional, antes de a matéria ser votada. O projeto aumenta as medidas protetivas às mulheres, mas artigo que permite que a autoridade policial determine medidas protetivas de urgência, como o afastamento do agressor de sua residência sem autorização do juiz, está sendo criticado, especialmente por promotores e magistrados. A senadora leu, em Plenário, artigo da ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, com críticas ao projeto.

 “Qualquer alteração na Lei Maria da Penha, obrigatoriamente, tem que passar também por um amplo, sério e profundo debate; jamais  ser aprovada no calor da emoção, até porque isso, em vez de significar um passo a mais na luta, no combate à violência contra as mulheres, pode significar um passo atrás”, declarou.

honra-2015-TOUROS-RN-001.gif

Touros-RN: Blog parabeniza Marjorie Lopes pela aprovação no Exame de Ordem nos quadros da OAB, como advogada

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

MARJORIE-LOPES-BEZERRA.jpg

Com alegria, parabenizamos a filha da conterrânea Márcia Lopes de Oliveira(in memoriam), pela aprovação no XIX Exame de Ordem Unificado, aplicado no dia 29 de maio de 2016. A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, e Marjorie Lopes Bezerra está com o número 680142350, entre os 301 aprovados AQUI, dos 1886 inscritos.

Apesar de ter nascido em Natal, Marjorie, que cursou faculdade de direito na UFRN, teve a sua infância e adolescência, basicamente, em Touros, onde teve a sua educação acompanhada pelos avós Geraldo Lopes de Oliveira(in memoriam) e Maria Felipe de Oliveira(93).

Parabéns, Dra. Marjorie!

MAXWELL-ELETRONICA-TOUROS-RN-650x98.jpg

Com nova paróquia definida, pároco de Touros é transferido

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

Padre Edvaldo de Brito, deve assumir a Paróquia Nossa Senhora das Dores em Brejinho, conforme decisão da Arquidiocese.

Da Redação

edvaldo-brito-touros-foto-dione-nascimento 19.jpg

Pe. Edvaldo, em missa recente no santuário (Foto: Dione Nascimento)

Localizada no Agreste potiguar, a paróquia Nossa Senhora das Dores, em Brejinho, deverá receber o padre Edvaldo Alexandre de Brito, 46 anos, natural de Itapetim, Pernambuco, no dia vinte e um de julho, na missa solene que será celebrada as 19 horas.

Na Paróquia Bom Jesus dos Navegantes onde atuou como pároco, por quase três anos, padre Edvaldo, celebrará a missa de despedida no dia três de julho, as 19h30, no santuário. Na Arquidiocese de Natal, exerce os cargos de Coordenador do Conselho Missionário do Regional NE II, e da Comissão Pastoral para a Ação Missionária.

Em substituição ao padre Edvaldo, a Paróquia de Touros receberá o padre Rodrigo Fernandes de Souza Paiva, 26 anos, natural de Natal, ordenado em 17 de setembro de 2015, é o atual capelão do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Natal; Secretário Pessoal do Arcebispo e Membro do Setor de Comunicação da Arquidiocese.

167784.jpg

Pe. Rodrigo Paiva, indicado para substituir Pe. Edvaldo (Foto Cacilda Medeiros)DOCE-MEL-TOUROS-RN-650X98.gif

Alistamento Militar termina dia próximo dia 30

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

O cadastro foi aberto em janeiro e a expectativa do ministério da Defesa é de que, até o fim deste mês, pelo menos dois milhões de jovens se inscrevam no alistamento e serão alocados em uma das Forças Armadas: Aeronáutica, Marinha e Exército.

O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam dezoito anos em 2016. No caso das mulheres, o processo não é compulsório e elas podem ingressar nas Forças Armadas por meio de concursos públicos. Pessoas com deficiência física ou mental também precisam fazer o alistamento, conforme determina a Constituição. No entanto, serão dispensados de prestar serviço militar depois de se apresentarem na Seleção Geral.

honra-2015-TOUROS-RN-001.gif

Ex-Ministra Marina Silva visita Touros, hoje, 23 de junho

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

marina-touros.jpg

A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, visitará Touros, hoje, 23, onde participará de uma roda de conversa com estudantes, ao lado do pré-candidato a prefeito, Dr. Alisson Taveira. O evento deve tratar do atual cenário político e econômico do país e quais as consequências que o município sofre.

O encontro acontece as 8 horas, no auditório do Exemplo Colégio e Curso.

SUPERMERCADO-CARVALHO-rodapé.gif

II Evangelizar é Preciso Natal é confirmado durante show do padre Reginaldo Manzotti, em Macaíba

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

Show do Padre Reginaldo Manzotti fot Ivanizio Ramos18.jpg

Fotos: Ivanízio Ramos

Em 2015, 45 mil fieis lotaram as dependências da Arena das Dunas para a primeira edição do “Evangelizar é Preciso”, realizado pela Arquidiocese de Natal em parceria com o Governo do RN. Nesta quarta-feira (22), o governador Robinson Faria recebeu a confirmação da segunda edição do evento durante show do padre Reginaldo Manzotti, no Terreiro da Vila, em Macaíba, ocasião do lançamento do livro “Encontros”.

Em Macaíba, o lançamento do livro que reuniu momentos de pregação teve a participação, além de fieis e do governador, do vice-governador Fábio Dantas, do prefeito da cidade, Fernando Cunha Lima, e do prefeito da Câmara Municipal de Mossoró, Jório Nogueira, e do padre Sávio Ribeiro.

O Evangelizar é Preciso Natal reúne pregações, missas e shows cristãos, e no ano passado comemorou a chegada de Nossa Senhora Aparecida como parte do triênio preparatório para os 300 anos desde que imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

Show do Padre Reginaldo Manzotti fot Ivanizio Ramos4.jpg

flávio_eletro-3245678910-touros-rn.gif

Apoio do deputado José Adécio a grupo de oposição causa impacto na política de Campo Grande

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

josé-adecio-campo-novo.jpg

Com a participação ativa do Deputado José Adécio na política de Campo Grande, independente de quem será o candidato a oposição, o grupo político de oposição a atual administração de Campo Grande está causando um grande “impacto” nas próximas eleições municipais. Recentemente o Deputado esteve no município, onde se reuniu com o ex-candidato a prefeito e possivelmente pré-candidato Manoel Veras (DEM), assim como o presidente do PT do município, Caramuru Paiva, também pré-candidato a prefeito, e as vereadoras; Lilia Holanda, Luana Priscila, lideranças e representantes políticos. O Deputado garantiu o seu apoio a futura decisão política a ser tomada pelo o grupo de oposição em Campo Grande.

Assecom: Rafael Maia

josé-adecio-campo-grande-principal.jpg

rádio-Farol-AM-1390-Km-touros-rn-650x98.gif

Governador entrega kits de pesca em Baia Formosa e visita Polo Industrial de Goianinha

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

O governador Robinson Faria entrega nesta quinta-feira (23), às 9h, 150 kits de pesca a pescadores artesanais de cinco cidades do Agreste, em Baia Formosa.  Em seguida, conhecerá as instalações da Cerâmica Elizabeth, primeira indústria a se estabelecer no Polo Industrial de Goianinha e que deve entrar em operação ainda no início do segundo semestre deste ano.

Os kits de pesca, que incluem GPS, velas e material de estudo, fazem parte do Programa Velas ao Vento, lançado no final do ano passado. O programa, fruto de convênio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (Sape) com o Ministério da Agricultura, injetará R$ 586 mil no Estado. A primeira ação vai beneficiar trabalhadores de Baía Formosa, Canguaretama, Arês, Georgino Avelino e Tibau do Sul.

NOZINHO-CALÇADOS-TOUROS-RN-650x98.gif

Padre Reginaldo Manzotti faz show em Macaíba para milhares de católicos

Publicado em: 23/06/2016 - Por Dione Nascimento

reginaldo-manzoti-macaiba.jpg

Fotos Cristiane Vilar

Na noite desta quarta-feira, 22, no espaço Terreiro da Vila, em Macaíba, milhares de católicos estiveram reunidos para um grande show e  momento de espiritualidade, com o Padre Reginaldo Manzotti.

(Fotos: Cristiane Vilar)

Para o 2º Evangelizar é Preciso, o padre Reginaldo Manzotti confirma presença dia 13 de agosto, em Natal.

honra-2015-TOUROS-RN-001.gif

Marinha alerta para ondas de até 2,5 metros de Maceió (AL) a Touros (RN)

Publicado em: 22/06/2016 - Por Dione Nascimento

Ressaca deve ocorrer das 9h desta quinta até às 12h da sexta-feira (24). Capitania dos Portos pede que pequenas embarcações evitem navegar.

touros.jpg

Segundo aviso da Marinha, ressaca deve atingir litoral potiguar até a praia de Touros (Foto: Canindé Soares)

A Marinha do Brasil emitiu um alerta nesta terça-feira (21) para que os navegantes da área litorânea entre as cidades de Maceió (AL) e Touros (RN) fiquem atentos sobre a previsão de ressaca com ondas que podem chegar a 2,5 metros de altura. A ressaca, ainda de acordo com a Marinha, deve ocorrer entre as 9h desta quinta-feira (23) até às 12h de sexta-feira, dia 24.

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Do G1 RN

CAMINHO-DAS-ÁGUAS-650x98.gif

Prefeitura de Guamaré lançará edital de concurso público para preencher quase mil vagas

Publicado em: 22/06/2016 - Por Dione Nascimento

prefeitura-de-guamaré.jpg

A Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Guamaré está organizando o Concurso Público, que deverá ser realizado ainda nesse ano 2016. Os trabalhos já foram iniciados pela comissão que está sendo formada pela Secretária de Administração, Elizabete Queiroz, Chefe do RH, Ricardo Carter e um representante da assessoria jurídica do município.

O concurso irá contemplar todas as secretarias com cargos nas diversas áreas, como Saúde, Educação, Assistência Social e a Administração em geral, nos três níveis: básico, médio e superior. Para a Secretária de Administração, Elizabete Queiroz, o concurso é de grande importância para consolidar ainda mais a gestão do Prefeito Hélio Miranda, dando respaldo à administração e ao funcionamento dos diversos setores do governo municipal.

Casa-das-linhas-touros-rn.gif

Greve dos servidores público da saúde do Estado é deflagrada

Publicado em: 22/06/2016 - Por Dione Nascimento

C__Data_Users_DefApps_AppData_INTERNETEXPLORER_Temp_Saved Images_GREVE-SINSAUDE-1.jpg

Como havia sido anunciado, os servidores da saúde do Estado entraram em greve nesta quarta-feira(22). Eles cobram o pagamento em dia dos salários, concurso público, reajuste, recursos para a saúde e a retirada do projeto de lei da Previdência Complementar da Assembleia Legislativa.

O SINDSAÚDE promove um ato público em frente à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) durante toda a manhã. No local, os grevistas farão um ‘arraiá da saúde’como forma de protesto contra a falta de verbas no setor.

De acordo com Manoel EgÍdio, coordenador geral do SINDSAÚDE, a greve foi  iniciada primeiramente na capital. Depois, algumas cidades do interior, como: Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró também irão aderir ao movimento e reduzir os serviços, permanecendo apenas 30% funcionando.

DOCE-MEL-TOUROS-RN-650X98.gif

Comitê Rio-2016 admite erro e lamenta morte de onça após revezamento da Tocha

Publicado em: 22/06/2016 - Por Dione Nascimento

onça-olimpíadas.jpg

GRUPO-VILA-LOGO.jpg

Servidores da saúde estadual anunciam início de greve para hoje(22)

Publicado em: 22/06/2016 - Por Dione Nascimento

C__Data_Users_DefApps_AppData_INTERNETEXPLORER_Temp_Saved Images_greve.jpg

Os servidores da saúde estadual iniciam greve nesta quarta-feira (22). A greve cobra o pagamento em dia dos salários, concurso público, reajuste, recursos para a saúde e a retirada do Projeto de Lei da Previdência Complementar da Assembleia Legislativa.

O Sindicato dos Servidores em Saúde do Rio Grande do Norte-SINDSAUDE promoverá um ato público em frente à Secretaria Estadual de Saúde Pública-SESAP, a partir das 9h, durante toda a manhã. No local, os grevistas farão um ‘arraia da saúde’, como forma de protesto contra a falta de verbas no setor.

No minuto

NOZINHO-CALÇADOS-TOUROS-RN-650x98.gif

CBF confirma que Brasil x Bolívia ocorrerá na Arena das Dunas

Publicado em: 22/06/2016 - Por Dione Nascimento

arenas.dunas_.jpg

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira, 21, que Brasil x Bolívia ocorrerá na Arena das Dunas, em Natal. O jogo vale pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo Rússia 2018.

A entidade informa através do site oficial que a data da partida ainda não foi oficializada, mas a informação é que ocorrerá em 7 de outubro. Após o duelo contra os bolivianos, a Seleção embarca para encarar a Venezuela pela décima rodada.

O confronto será o terceiro oficial sob o comando de Tite. O treinador, anunciado nesta segunda-feira, terá sua estreia no posto diante do Equador em partida marcada para 2 de setembro. Logo depois, dia 6, o adversário será a Colômbia. O rival será observado pelo técnico brasileiro, que segue para os Estados Unidos para conferir a semifinal da Copa América Centenário na quarta-feira.

mgnet-touros-rn-650x98.jpg

Tribuna do Norte vai encerrar versão impressa, mas manterá página online

Publicado em: 22/06/2016 - Por Dione Nascimento

logo.jpg

O Rio Grande do Norte deverá perder nos próximos dias, mais um jornal impresso. A Tribuna de Norte, de Natal, deixará de circular em papel, mantendo-se apenas na versão online. A notícia circula nas agências de publicidade de Natal.

A perda de leitores para as mídias sociais, a queda dos anúncios em razão da crise financeira e o elevado custo de manutenção, seriam as causas para o fim do jornal Tribuna do Norte.

Recentemente, o RN perdeu dois jornais impressos, ambos em Mossoró: a Gazeta do Oeste e o centenário O Mossoroense, este preservado na versão online. A Gazeta deixou de existir, de vez. (Gutemberg Moura)

beach-motel-touros-rn-001 (2).gif

Deputado José Adécio prestigia evento promovido pelo ex-prefeito Toinzinho em Triunfo Potiguar

Publicado em: 22/06/2016 - Por Dione Nascimento

jose-adecio-triunfo-potiguar.jpg

Neste último domingo 19/06, o Deputado José Adécio, se fez presente no município de Triunfo Potiguar, momento em que prestigiou a tradicional vaquejada da ‘Família Estevam’, sob a organização do ex-prefeito e líder político Toinzinho Estevam e da pré-candidata a prefeita Lúcia Estevam.

O evento aconteceu nos dias 17,18 e 19 e teve a participação de dezenas de vaqueiros de Triunfo Potiguar e de municípios circunvizinhos, incluindo profissionais e amadores, além das atrações, o evento movimenta a economia local e tem o apoio do Deputado José Adécio.

Assecom: Rafael Maia

rádio-Farol-AM-1390-Km-touros-rn-650x98.gif

Mantida cassação do prefeito de Pedro Avelino/RN

Publicado em: 22/06/2016 - Por Dione Nascimento

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram por unanimidade, na sessão desta noite (21), a cassação dos mandatos do prefeito e da vice-prefeita de Pedro Avelino (RN), Sérgio Eduardo Teodoro e Marina Teodoro da Trindade, por divulgação de pesquisa eleitoral manipulada em programas de campanha, descumprindo ordem judicial contrária.

Ao manter as cassações, o relator do recurso do prefeito e da vice, ministro Herman Benjamin, afirmou que a divulgação da pesquisa manipulada, a duas semanas das eleições de 2012 e por quatro vezes em programas de campanha, “foi feita em desobediência à ordem judicial”. “Esse, para mim, é o fato mais grave de todos [no episódio]”, acrescentou o ministro.

Segundo o relator, a gravidade da conduta dos candidatos “é inequívoca” diante de quatro fatores. São eles: a importância das pesquisas eleitorais como meio para influenciar a vontade do eleitorado, a manipulação indevida e proposital da pesquisa, a diferença de apenas 327 votos (5,8%, contra 22% que indicava a pesquisa) que houve entre o candidato eleito e o segundo colocado, e, finalmente, a divulgação da pesquisa fraudulenta em programa eleitoral, por quatro vezes, desrespeitando decisão judicial.

“Dois fatos aqui são muito relevantes. O problema da manipulação da pesquisa, a fraude em si, e o descumprimento da decisão judicial“, afirmou o ministro Luiz Fux ao acompanhar o voto do relator.

fg-imóveis-630x98.gif